Bem vindo

Esperamos saciar a fome de saber receitas simples, dicas de culinária e trocando experiências de quem nos visitar!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Carreteiro de Capincho

Antes de mais nada, minha admissão de culpa. Sou culpado por comer um pedaço de capincho mas como bom blogueiro, não admitirei, nem sob tortura, quem me forneceu o petisco. De há muito luto pelo aproveitamento comercial de espécies nativas com o fito de PRESERVÁ-LAS. Só estão preservados, hoje, os animais domesticados, com potencial comercial e que o foram para usufruto do hominídeo chamado Homo Sapiens. Os que não foram eleitos como tal, seguem na lista ou já foram extintos. Não afrouxar, com controle, a criação dos chamados animais silvestres poderá levá-los à extinção, já que somente apadrinhados endinheirados podem e conseguem licença para criá-los. Não estou falando em caça indiscriminada, nem em caça. Mas em criação doméstica de animais. Como o foram o Cavalo, a Vaca, o Porco, a Galinha... Vejam o exemplo de outros países: Codornas, Canários, calopsitas, Periquito Australiano, Faisões, animais selvagens de outros países, eternizados no Brasil! Para mim a proibição pura e simples é o caminho mais curto para a extinção e o meio mais fácil de gerenciar um problema que pode se agigantar num futuro bem próximo.

Mas vamos ao acepipe. Assada no espeto, a paleta de capincho - capivara macho  - o porco do mato dos pampas -  restou ainda com bastante carne em sua ossada. Resultado: um delicioso e molhadinho carreteiro de capincho.

Para saber como se prepara a carne do capincho para assá-la ou fazê-la na panela, consulte o blog http://blogdobentinhochurrasqueiro.blogspot.com.

Aqui partiremos da carne já amaciada e de certa forma já temperada e cozida.

Picamos a carne pré-assada, damos mais uma fritada, adicionamos alho, cebola, tempero misto, molho de tomate (o próprio está muito caro) e como já estava um pouco forte de pimenta, dispensamos o adobo.

Duas xícaras de arroz, duas xícaras de carne picada. Quatro xícaras de água. para iniciar o cosimento. Antes do arroz todo cozido (al dente) mais uma xícara de água e e tempero verde. Refeita a fervura esperamos uns 3 minutos e desligamos.
Bom apetite, eu já comi!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma caixa taxonómicaCapivara
Capybara Hattiesburg Zoo (70909b-42) 2560x1600.jpg
Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem:Rodentia
Família:Caviidae
Género:Hydrochoerus
Espécie:H. hydrochaeris
Nome binomial
Hydrochoerus hydrochaeris
(Linnaeus, 1766)
Distribuição geográfica
Hydrochoerus hydrochaeris range.png
Encontrada em certas áreas das Américas do Sul e Central, próximo a rios e lagos, acapivara (Hydrochoerus hydrochaeris), também chamada de carpincho e capincho, é o maior roedor do mundo. Alimenta-se de capins e ervas. Daí, a etimologia de seu nome: "capivara" procede do termo tupi kapi'wara, que significa "comedor de capim"[1]. Já "capincho" procede do castelhano platino capincho[2]. No Rio Grande do Sul, é também conhecida por bicho-papão ou orelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário