Bem vindo

Esperamos saciar a fome de saber receitas simples, dicas de culinária e trocando experiências de quem nos visitar!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sardinha de Biru - atualizado com fotos!


Biru – Wikipédia, a enciclopédia livre

pt.wikipedia.org/wiki/Biru
biru (Steindachnerina brevipinna) é um peixe existente apenas na América do Sul. 

Pois bem. No mês de Julho/2012, um de nossos açudes foi esvaziado para a limpeza da área de banho. Como sempre acontece, aproveita-se para fazer a despesca. Nos dias em que foi efetuada, aproveitei que a água estava bem baixa e com uma tarrafa, pesquei os birus que não vieram nas redes de malha grande. Note-se que pesquei somente os birus. Outros peixes que vieram, em sua maioria filhotes dos peixes que alcançam tamanho maiores, voltaram para a água. O interesse era pelos birus. O pessoal não acreditava que somente os peixinhos estavam na minha mira. Também não sabem as gostosuras que podem ser feitas com eles e com todos os peixes miúdos: lambaris, carás, joaninhas, sardinhas, etc.
Dentre elas (as gostosuras), a sardinha (conserva de peixe cozida em óleo e vinagre diferente da conserva em que se dá uma fritura leve e se conserva em óleo e vinagre) fica uma delícia e modéstia à parte, melhor que as verdadeiras enlatadas! Os espinhos desmancham e pode-se comer de boca cheia.

Primeiro passo é limpá-los bem lavando-se com água de limão. Escamar, tirar as nadadeiras, os rabos e cabeça. Abri-los pelo ventre até o ânus. Retirar as vísceras e lavar bem internamente.

Em uma panela de pressão, coloque os peixinhos até um pouco mais que a metade. Cubra com óleo e vinagre da álcool ou vinho branco. Meia colher de sopa rasa de sal grosso. Feche a panela e leve ao fogo. Após começar a ferver, conte 40 minutos e desligue deixando-a tampada.
Outros temperos são bem vindos como o chimichurri, adobo, pimenta a gosto.
Usa-se como a sardinha comercial: no pão, em sanduíches, em tortas frias, em molho com massa, em pizzas, etc.
Como fica. 

Com pão 12 grãos, tomate e creme de ricota!
Estão servidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário