Bem vindo

Esperamos saciar a fome de saber receitas simples, dicas de culinária e trocando experiências de quem nos visitar!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Arroz soltinho!


Ele é tudo de bom. Sendo assim soltinho, serve de base para vários tipos de refeições simples mas com aquele jeitinho caseiro que caracteriza a gama de pratos da culinária Gaúcha que é de uma riqueza ímpar.
Esta foto foi feita na cozinha de minha casa. Esse arroz não foi feito por mim, mas por minha esposa a quem credito dessa forma um dos melhores que comi na vida. Sem nenhum tempero especial a não ser o sal e o pouco óleo que caracteriza a nossa culinária de "obrigados a comer saudavelmente por problemas de saúde ou de prevenção".
Ele quebrou alguns preconceitos. O primeiro, foi que é difícil fazer arroz soltinho em fogão à lenha. O segundo é que não se pode usar panelas sofisticadas em fogão à lenha. Foi feita em panela inox de fundo triplo, sem usar o subterfúgio de abrir a tampa.
O cozimento lento não corta etapas mas permite uma constância favorável a um desempenho acima do esperado. É assim com as carnes, com o feijão, com a mandioca(macaxeira, aipim) e com o que se quiser cozinhar para aplacar a fome com uma comidinha caseira simples e saborosa.
A receita? Simples. Óleo a gosto. Duas medidas d'água para uma de arroz. Sal a gosto. Se quiser aqueça o óleo e refogue o arroz para colocar o sal e a água. Se não, coloque tudo junto, não faz diferença. Fogo não muito esperto. Alguns minutos e pronto. Retire para um lado da chapa que não esteja muito quente assim que a água desaparecer. É servir com os acompanhamentos. 

Tive um mestre na arte de cozinhar comidas simples o ex-colega Vanderlei da Procergs. Nos nossos acampamentos da Semana Farroupilha, ele conseguia cozinhar cinco quilos de arroz em um panelão, deixando-o soltinho soltinho. Minha homenagem a ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário